segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ubatuba como porta de entrada ou de saída


Ubatuba está localizada geograficamente na fronteira do Estado de São Paulo com o Estado do Rio de Janeiro. Tal localização por si só já é bastante significativa pois a cidade está entre os dois maiores polos financeiros, industriais, comerciais e de turismo do país.
Apesar dos quase 100 mil habitantes, Ubatuba necessita demonstrar sua importância no âmbito estadual e nacional. Não podemos ser vistos e acreditar que somos a última cidade do Estado de São Paulo. Somos, na realidade, a porta de entrada e a porta de saída do estado e como tal devemos ter condições de deixar uma excelente impressão aos que nos visitam ou simplesmente passam pelo município. Seja na fachada de uma residência, seja na recepção de um hotel, bar, restaurante ou até mesmo empresas, há sempre um ponto em comum que diz respeito ao cuidado e a importância dados na apresentação, destinada a tais locais, neles sempre separamos e escolhemos o melhor para mostrar e servir. Nas residências temos a porta com madeira mais sofisticada e trabalhada, com a fechadura mais cara e mais bonita, nos “lobs” de hotéis temos os melhores tapetes, o melhor piso e os melhores quadros, nas empresas a imagem que se quer passar da empresa é transmitida desde a recepção da mesma.
Somente através da conscientização da população é que poderemos convencer os governos estaduais e federais da importância de nossa cidade. A população de Ubatuba tem que acreditar que Ubatuba é a primeira impressão de quem se destina a qualquer uma das cidades do estado de São Paulo e é também a última chance de deixar uma boa impressão e vontade de retornar a quem se utiliza de Ubatuba como porta de saída do Estado de São Paulo. Se em uma casa não tratarmos o hall de entrada ou a sala de visitas como tal, em pouco tempo não teremos onde receber nossas visitas.
Ubatuba necessita de políticos e cidadãos com esse tipo de visão. Se não tivermos políticos que saibam demonstrar a importância de Ubatuba continuaremos a ver navios. Da mesma forma, se não tivermos cidadãos que cobrem que essa imagem seja passada, tudo continuará exatamente como está.
A administração atual fez Ubatuba regredir no mínimo 100 anos. Para nossa sorte tanto em 2014 quanto em 2016, essa administração incompetente e nefasta deverá estar longe. Quer gostemos quer não as Olimpíadas e a Copa propiciarão a Ubatuba se mostrar para o turismo internacional. Ilhabela e Paraty podem se transformar em parceiros ideais nessa busca pela transformação de Ubatuba que se encontra no lixo. Há muito que tais cidades trabalham em fortalecer suas imagens no cenário nacional e internacional. Certamente os administradores dessas cidades poderão nos mostrar os caminhos das pedras. Para tal resta termos uma administração minimamente competente, que não é o nosso caso. Resta então a opção de a sociedade buscar alternativas e se esquecer que temos uma administração municipal.
Ubatuba não pode mais ser vista como a última cidade do litoral norte do Estado de São Paulo e sim como uma das portas de acesso para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: