quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CPI enterrada, mas nem tanto




Na noite de ontem, a sessão da Câmara Municipal de Ubatuba assumiu publicamente o encerramento dos trabalhos da CPI e tudo indica que haverá ou já houve uma reunião com o prefeito, onde as soluções para os desmandos de Mara Franhani, entre outros, serão resolvidas a portas fechadas. Mais uma vez teremos Eduardo Cesar como maestro dos músicos de seu próprio funeral.

É possível que muitos não tenham notado, mas até mesmo os defensores de Eduardo Cesar já estavam conformados com a CPI. Ao falar na tribuna popular uma das voluntárias, que havia se pronunciado em matéria a favor da Santa Casa e da administração municipal, mudou o tom de suas palavras e solicitava aos vereadores que investigassem o que estivesse errado, mas que não utilizassem a CPI com intuito político.

No início da sessão o cansativo texto do mandato de segurança impetrado pelo vereador Americano e assinado por advogado, que não poderia estar atuando por ser funcionário de confiança na administração municipal, foi totalmente lido. Somente após o término das discussões sobre os itens da ordem do dia da sessão é que o assunto CPI veio à tona.

Na realidade, os discursos tiveram como foco principal manifestar apoio ao presidente da Câmara Municipal e médico demitido da Santa Casa (por razões políticas) Dr. Ricardo Cortes. Ficou bastante claro que Dr. Ricardo não está de férias e que tais afirmações são divulgadas única e exclusivamente para não expor a imagem já deteriorada e desgastada de Eduardo César, o qual utiliza-se indevidamente do cargo para perseguir cidadãos pois não possui coragem de fazê-lo sem um cargo que o proteja.

Muitas máscaras foram derrubadas. Vereadores que até então eram extremamente eloqüentes se calaram. Americano, Osmar (se é que estava presente) e Silvinho nada falaram. Parece que a situação de Dr. Ricardo, a indignação da população com os desmandos de Mara Franhani, Nelson e Carol e o nepotismo de Marcus Alexandre, Rogéria, Pozo e esposa nada significam. Quais são as explicações de Americano para sua insana atuação? Por que Silvinho nada falou sobre uma área que é de seu conhecimento pois, o mesmo, sempre atuou na Saúde?

Próximo ao término da sessão tive a oportunidade de entender um pouco melhor o que ocorre em Ubatuba através do discurso do vereador Mauro. Após inúmeros elogios a atuação de Dr. Ricardo como médico, o vereador Mauro explicou que não era possível permitir que a imagem de nosso único hospital ficasse desgastada perante turistas. Desta forma os desmandos da administração e outros problemas deveriam ser resolvidos de outra maneira. Considerou, ainda, que a atitude de intervir na Santa Casa foi um ato de coragem da atual administração municipal pois a situação anterior de ter que pedir dinheiro ou alimentos a terceiros era vergonhosa.

É esse o tipo de visão (vereador Mauro) que faz com que Ubatuba fique pior a cada dia. Tapar o sol com a peneira, omitir nossas deficiências, enganar o turista, vender o que não possui é no mínimo imoral. Imagine-se você leitor adquirindo uma passagem de avião em uma empresa que se diz extremamente moderna e possuidora de aeronaves super equipadas e acabar voando nas linhas aéreas Tuiuiú. Enganar o turista não é o melhor mecanismo para defender Ubatuba. Como poderemos desenvolver o município com esse tipo de visão?

Para finalizar é importante deixar claro que uma CPI tem como função investigar, emitir um parecer e caso haja necessidade encaminhar ao Ministério Público as denúncias para que as ações judiciais devidas sejam tomadas. Ubatuba ganhou 90 dias pois as denúncias por mim efetuadas e devidamente documentadas serão, por mim, protocoladas no Ministério Público.

A CPI terminou e eu apenas comecei!

Nenhum comentário: