segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ubatuba e o Programa Bem Receber Copa Brasil


A necessidade de qualificar o setor de turismo foi o fator fundamental para a criação do Programa Bem Receber Copa Brasil. O Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, presente em Ilhabela na última semana de julho, ressaltou a importância do Litoral Norte do Estado de São Paulo, face a sua localização entre as duas principais sedes da Copa 2010 (Rio de Janeiro e São Paulo). O Programa Bem Receber Copa visa as 12 cidades sede e as 65 cidades indutoras de turismo, sendo que no Estado de São Paulo apenas a capital e Ilhabela foram assim classificadas e no Estado do Rio de Janeiro as cidades de Paraty, Angra dos Reis, Petrópolis e Armação de Búzios já foram selecionadas. O link acima apresentado possui informações completas sobre o Programa, no que se refere a objetivos, público-alvo e como participar, portanto não vou me estender sobre o mesmo.

O fato de Ubatuba não aparecer na relação pode ser um grande benefício e a grande oportunidade do município se destacar nos cenários nacional e internacional. Ser cidade sede ou indutora de turismo é, na realidade, ter uma série de obrigações, entre elas: bem receber, possuir profissionais qualificados tecnicamente, possuir infra-estrutura turística no padrão internacional, enfim, estar apto a passar pelo crivo dos mais severos críticos nacionais e internacionais. Por outro lado, possuir a localização geográfica de Ubatuba é fato imutável, que independe de qualquer tipo de qualificação e faz, obrigatoriamente, que o município seja o acesso mais rápido e direto para as cidades de Ilhabela e Paraty.

Há 20 anos muitos turistas brasileiros adoravam ir para Cancun e poucos falavam em Cozumel. Hoje Cozumel é uma realidade, como cidade turística e Cancun já não possui o mesmo brilho, aos olhos dos turistas. Ubatuba possui muitos problemas mas, por outro lado, possui uma beleza natural muito superior as das cidades próximas. Isso não significa que Ubatuba não deva lutar e trabalhar para se qualificar, porém, nossas deficiências devem ser enumeradas, classificadas e não podem se transformar em fator impeditivo de nos apresentarmos para o Brasil e para o mundo.

Se estivermos conscientes de nossas deficiências estaremos mais perto de saná-las ou, quando tal não for possível, encontrarmos mecanismos de minimizá-las. A Copa de 2014 será apenas a inauguração do produto Brasil. Nos anos seguintes haverá o crescimento no número de turistas, nas cidades que melhor apresentaram a sua realidade e o que realmente quiseram ou prometeram vender. As belezas naturais de Ubatuba são o nosso produto. O tempo, o treinamento e a dedicação poderão fazer com que novos produtos sejam incorporados aos já existentes. Por ora vamos anunciar o que realmente temos pois nosso produto é único e não possuímos concorrentes. Nesse sentido deveríamos nos unir às cidades da região para juntos podermos vender o produto Litoral Norte e Sul Fluminense como um único produto.

Nenhum comentário: