quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Precipitação na Câmara de Ubatuba



A exoneração de funcionários dos gabinetes dos vereadores afastados liminarmente, além de ser uma atitude precipitada, demonstra falta de inteligência, bom senso, humanidade e respeito, de quem as determinou.

Já existem no Tribunal de Justiça três agravos de instrumento visando a cassação da liminar que afastou os vereadores, sendo que tais agravos ainda não foram julgados e poderão cancelar os efeitos da liminar. Mesmo que tais agravos sejam negados há ainda a possibilidade de novos recursos visando a derrubada dos efeitos da liminar. Exonerar ou contratar, na atual situação, é totalmente impraticável, pois, qualquer uma das duas situações poderá ser temporária. A contratação e demissão de pessoas é totalmente diferente de mudarmos a mobília de lugar ou de alterarmos a cor de uma parede. Pessoas possuem famílias, um conceito na sociedade, compromissos financeiros e projetos profissionais. Se a diretoria atual da Câmara de Ubatuba ou se os vereadores suplentes não conseguem enxergar as necessidades citadas, tanto dos funcionários exonerados como dos que possam ser contratados para substituí-los, significa que tanto diretoria da Câmara quanto os vereadores suplentes não possuem a mínima condição de ocupar a função que ocupam.

Os cargos de vereador pertencem ao partido político e não a pessoa do vereador. Ao exonerar funcionários e contratar outros sem que haja certeza de uma situação, são prejudicados, além dos envolvidos, o próprio partido político. Pessoas que não respeitam seus próprios funcionários, certamente não dão a mínima para a população. Chegou o momento de cada um dos partidos políticos, que possuem vereadores afastados, tomarem as rédeas da situação. Chegou o momento de os suplentes demonstrarem possuir um mínimo de humildade, humanidade e respeito ao partido, do qual fazem parte.

No que tange a Justiça e a Promotoria chegou a hora de pesar as conseqüências de suas decisões. Muitas vezes o remédio é pior que a própria doença. Os pedidos complementares de afastamento de vereadores prejudicam a imagem da Câmara de Ubatuba como um todo, fazendo com que haja uma situação de completa insegurança. A Promotoria prestaria um melhor serviço se viesse a público informar a população quem não está sendo investigado. Se novos afastamentos forem solicitados e concedidos a população poderá até mesmo chegar a conclusão de que Ubatuba vive um “Halloween” antecipado. A maior prova de que os vereadores não atrapalham a investigação é que mesmo após o afastamento dos 03 primeiros vereadores foi possível prosseguir nas investigações e afastar mais 03. Caso a tese de atrapalhar o processo investigatório fosse válida, a segunda rodada de afastamentos não teria ocorrido. Canja de galinha, lógica, prudência e bom senso não fazem mal a ninguém!


Nenhum comentário: