Uma frase da matéria de Márcio Barbosa Gonçalves me fez pensar sobre os diversos problemas de Ubatuba e em especial sobre a situação da Câmara Municipal de Ubatuba, onde seis vereadores estão afastados por uma decisão liminar. Em determinado momento, Márcio Gonçalves afirma que com a atual situação todos perdem.
Na realidade, sou obrigado a discordar de tal afirmação pois, apesar de reconhecer que o momento é bastante preocupante, por outro lado, vejo que a população está atenta e raciocinando sobre os verdadeiros interesses e interessados na crise atual. Ver uma população mais alerta e atenta aos meandros de uma politicagem e da tentativa de intervenção no Legislativo municipal é, a meu ver, o prenúncio de uma realidade melhor para Ubatuba.
Muitos já começaram a unir as peças desse grande quebra-cabeça da política municipal. As intervenções em Sociedades Amigos de Bairro e em diversos Conselhos, que ocorreram e eram tratadas como problemas menores, hoje, possuem suas conseqüências vistas com mais clareza.
Durante os últimos anos muita sujeira foi varrida para baixo do tapete. Agora o tapete esgarçou e a sujeira começou a aparecer. A volta dos vereadores afastados indevidamente poderá ser o início de mudanças realmente importantes e necessárias em nosso município. Ao retornarem, os vereadores, deverão assumir definitivamente o papel de fiscalizadores do Executivo, transformando os anseios da população em Leis e principalmente demonstrando a independência que deve existir entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
O caos vivido hoje é culpa de cada um de nós. Alguns mais, outros menos, mas todos nós fomos, de algum modo, coniventes com os atos e com as omissões que antecederam a situação atual. Reconhecer tais erros é o passo inicial para não passarmos novamente por tal situação. Não podemos mais continuar a aceitar as verdades que querem nos vender. Temos capacidade suficiente para enxergarmos a realidade como ela é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário