segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cercando a Teia da Corrupção

Por: Gaudêncio Torquato
Fonte: Estadão
 
Os dois maiores problemas brasileiros são a segurança pública e a corrupção. A percepção da população, apurada por pesquisas de opinião, se ampara em fundamentos ligados à própria sobrevivência, no caso fatores que abrigam os mecanismos de conservação do indivíduo: os impulsos combativo e alimentar.

O primeiro explica que a vida do ser humano é uma luta permanente contra a morte. Um combate ininterrupto contra os perigos. Daí a prioridade absoluta que deposita em propostas – meio, recursos, ações, política – para sua segurança.
Já o segundo impulso leva as pessoas a buscarem os insumos e as condições que lhes garantirão bem estar físico e espiritual para enfrentar os desafios. Nesse nicho, entra a vertente da corrupção, percebida como o conjunto de desvios, contrafações e ilícitos, que resultam na apropriação de recursos públicos destinados ao bem estar da coletividade.

Noutros termos, os cidadãos inferem que corruptos e corruptores surrupiam milhões de reais que lhes pertenceriam, o que diminui a possibilidade de contar com um bolso mais polpudo e, assim, garantir o estômago mais saciado.

Sob essa compreensão, que se pode depreender da visão de Serge Tchakhotine (Mistificação das Massas pela Propaganda Política), a sociedade vê com alegria a notícia de que o Brasil dá mais um passo na guerra contra a corrupção.

O motivo de esperança é a decisão da Comissão de Juristas do Senado, que decidiu classificar como crime o enriquecimento ilícito de servidores públicos, sejam eles modestos funcionários, políticos, dirigentes de empresas e órgãos ou juízes. Trata-se de mais uma ferramenta a ser incorporada ao Código Penal, que já contempla larga faixa de crimes contra a administração pública, como peculato, extravio, sonegação, inutilização de documentos, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, concussão, corrupção passiva, facilitação de contrabando ou descaminho, prevaricação, condescendência criminosa, advocacia administrativa, exploração de prestígio, corrupção ativa e outros dispositivos versando sobre o leque da corrupção.


Pela decisão a ser encaminhada à mesa do Senado, ao Estado caberá provar que o servidor acumulou bens de forma ilegal, fato a ser investigado a partir da declaração de bens do agente público, que ele apresenta ao tomar posse, e atualiza anualmente.

O fato é que, em meio a mais uma onda de denúncias de corrupção a serem apuradas no âmbito da CPI mista – agrupando, desta feita, tráfico de influência, fraude em licitações, formação de quadrilha, entre outros crimes – o país continua a buscar as melhores formas para combater esta mazela, que é uma das mais corrosivas ao tecido institucional.

Basta lembrar que a soma alcançada pela corrupção é estimada em cerca de R$ 70 bilhões, correspondendo a mais de 2,5% do Produto Interno Bruto. Fossem investidos em educação, veríamos um salto de quase 50% das matrículas do ensino fundamental, chegando a 52 milhões, o dobro de leitos em hospitais públicos, restritos a 370 mil, e a construção de cerca de 3 milhões de moradias.

Há uma consciência generalizada que a sensível diminuição do PNBC – Produto Nacional Bruto da Corrupção – implicará efetiva expansão do índice global de felicidade coletiva, que se poderia constatar pelo alargamento das fronteiras assistidas por programas de saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, moradias, saneamento básico.

A criação de mecanismos para combate direto às franjas da corrupção, como é sabido, tem a sua vital importância. Mas a estratégia da criminalização do enriquecimento ilícito poderá ser inócua ou não oferecer resultados satisfatórios se não abranger a bateria de causas que aciona a engrenagem de corruptos e corruptores.

Vejamos como o pano de fundo que acolhe o alfabeto da corrupção é mal alinhavado.

O Estado brasileiro abusa do poder discricionário. Nos corredores dos edifícios públicos, montou-se gigantesca máquina burocrática – quase sempre focada no lema “criar dificuldades para obter facilidades” -, onde se avolumam restrições às atividades comerciais e produtivas, protecionismo e subsídios para uns e regras duras para outros, excesso de imposições de licenças de importação/exportação.

Está mais do que provado que economias abertas e anti-discriminatórias limitam as maquinações de “grupos da propina”. Ali, a taxa de corrupção é menor.

A política salarial na administração pública também contribui para a expansão das teias corruptoras na medida em que estimulam fontes alternativas de renda. Forma-se um ambiente favorável à parceria entre interesses de grupos privados e administradores da res publica. Abre-se uma janela para o ingresso de agentes da esfera política.

A competição política, por outro lado, torna-se acirrada, exigindo de candidatos “muita bala” para enfrentar os embates eleitorais. A “munição” costuma sair dos arsenais de empresas que prestam serviços às três instâncias (União, Estados e Municípios).

A par desse feixe causal, espraia-se a cultura de impunidade, que se ancora na desigualdade de direitos. A lição de Anacaris, o sábio grego, vem à tona: “as leis são como teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas e os grandes rasgam-nas sem esforço”.

Portanto, a corrupção, cujos efeitos impactam o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a competitividade empresarial, a legitimidade dos governos e a própria essência do Estado, é um cancro que precisa combatido de maneira sistêmica. Atacar seus efeitos, fechando os olhos para as causas, significa perpetuar o Brasil do eterno retorno.

Emerge, portanto, a equação das reformas em algumas frentes, a começar na via administrativa com a implantação da meritocracia. Auditorias públicas com fiscais concursados, ao lado do TCU, se fazem necessárias para fazer varreduras constantes.

A sociedade civil, por meio de entidades sérias, ajustaria o foco da lupa. Só assim, a conduta ética e o padrão moral haveriam de semear a administração pública.

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação

Justiça Suspende Obra Por Falta de Autorização do CONDEPHAAT

Fonte: LancerNet

O juízo da 2ª Vara Judicial da Comarca de Pirassununga suspendeu no final da tarde de hoje (27/04/2012) as obras na Praça da Matriz e na Praça Central, acatando pedido formulado pelo Observatório Cidadania em Ação Civil Pública ajuizada no último dia 24.

A suspensão é imediata, sendo que a sua não observância ensejará multa diária de mil reais, obrigando o Município a cumprir a ordem judicial a partir de sua intimação, que já foi realizada.

No processo também houve manifestação da douta promotora de justiça, que concordou com o pedido formulado pelo Observatório Cidadania, através de seus assessores jurídicos, Dr. Marco Antonio Magalhães dos Santos e Dr. Renato Parize de Souza, nos seguintes termos: “O bem público objeto da presente ação é patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Pirassununga. Outrossim, está a menos de 300 metros do Instituto, bem tombado de Pirassununga. Assim sendo, deveria o Município ter autorização do Condephaat para a obra em questão (...)”

No entanto, a nobre juíza da 2ª Vara, Dra. Flávia Pires de Oliveira, esqueceu-se de observar a necessidade da participação popular na formatação do projeto técnico, ao contrário da nobre promotora, que se manifestou pelo que se segue: “(...) nota-se que a natureza do bem objeto do presente feito merece participação popular antes de eventuais reformas a serem realizadas, a fim de que a sociedade possa tomar conhecimento e opinar sobre os impactos positivos e negativos da reforma pretendida pela Municipalidade (...)”

Essa omissão da nobre magistrada deverá ser enfrentada pela Associação Cidadã em sede de Agravo de Instrumento, com protocolização no Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com o fito de se garantir o direito do povo pirassununguense.

De toda forma, o fato concreto é que a movimentação processual do Observatório Cidadania deverá ter boa repercussão, na medida em que o Município deverá se esforçar para cumprir os requisitos do Condephaat para a aprovação do projeto de reforma e/ou revitalização da praça “Conselheiro Antonio Prado” e da Praça da Igreja Matriz.

Enfim, com mobilização e conhecimento iremos sempre em frente, caminhando a passos largos na luta pelos direitos de nossa gente e de nossa cidade!!!

domingo, 29 de abril de 2012

Frediani Realiza Homenagem a Família Awagakubo

Na sessão do último dia 24 de abril, após acaloradas discussões sobre a supressão de artigos da Lei Orgânica Municipal, após uma paralisação da sessão para discutir o tema, o vereador Rogério Frediani-PSDB homenageou a família Awagakubo pela decisão de ficar em Ubatuba enquanto todos realizavam o caminho contrário. A família Awagakubo tem, assim como outras famílias de descendentes japoneses, muita história em Ubatuba. É deles grande parte dos investimentos e tecnologias encontradas em Ubatuba, principalmente na agricultura, pesca, comércio e esportes.

No texto o vereador lembra bem do esforço que o patriarca da família empreendeu para montar a primeira marcenaria no município. “Foram tempos difíceis, os primeiros investidores tiveram muita dificuldade, era muito difícil chegar a Ubatuba, por isso para quem ficou no município ao invés de ir para outras terras, temos que agradecer e homenageá-los”, comenta o vereador. Na homenagem foi lembrada do trajeto em que os pioneiros realizaram saindo do Paraná para instalar a 51 anos a primeira marcenaria chamada de IA-Irmãos Awagakubo, sendo esta pioneira, a qual aplicou novas tecnologias, ferramentas e métodos de trabalho, a fim de atender a grande demanda de que o mercado solicitava e dar a Ubatuba um empreendimento promissor, gerador de emprego, renda e dignidade.

Vários vereadores se dirigiram a família com muito respeito e lembraram-se de passagens sobre o cotidiano de Ubatuba em que aparecia a família Awagakubo. A homenagem foi em nome do patriarca, já falecido, Sr. Teizo Awagakubo, o descendente direto Luiz Shoiti, a esposa Sra, Maria de Fátima e filhos Marius, Klaus, Yurius, Sandro, Luiz e Kenny Awagakubo que continuam no ramo.

As 10 Publicações Mais Lidas na Semana

26/04/2012










27/04/2012










20/07/2011, 1 comentário










27/04/2012










18/04/2012










16/04/2012, 3 comentários










23/05/2011










19/04/2012










25/04/2012










20/04/2012

sábado, 28 de abril de 2012

Chega de Corrupção!

Ouve-se todos os dias em telejornais, em jornais, emissoras de rádio etc a avalanche de corrupção que invade como tsunami o país. O cidadão de bem não agüenta mais ouvir e ver corruptos lesando de forma grosseira, descarada agindo impunemente.

Até mesmo o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília em setembro de 2011 manifestou sua solidariedade e apoio às manifestações populares que ocorrem no Brasil contra a corrupção e a impunidade, que corroem as instituições do Estado brasileiro.

A percepção da corrupção no país avança em ritmo de Brasil Grande. A sociedade como um todo tem que dar um basta nessa situação caótica de um verdadeiro mar de lama.

Várias gerações estão sendo sacrificadas com essa prática danosa e traiçoeira. As eleições mais uma vez se aproximam. Você eleitor, tem o dever de combater esse tipo de ação deflagrada pelos bandidos que se dizem "amigos do povo".

Seu voto é a maior arma contra corruptos. Pense muito bem antes de eleger picaretas e safados. Lembre-se da velha frase: “Voto não tem preço, tem conseqüência".
Ronco

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Será que Robertson Martins Está Renegando o PT e Moromizato?

Por Marcos Leopoldo Guerra
Tal e qual a pessoas que assistem ao programa do Silvio Santos mas não querem assumir, Robertson Martins, parece não ter gostado do texto publicado pela assessoria de imprensa da Câmara de Ubatuba, ligando-o ao PT. Abaixo o texto que Robertson Martins me enviou tentando esclarecer o inexplicável:

"Marcos, vc sabe que não sou filiado ao PT e que em matéria de assuntos de interesse público sempre atuei em defesa do cumprimento das Leis.
O divulgado pelo Site da Câmara dos Vereadores de Ubatuba já foi devidamente corrigida pois minha participação e ação são em nome da cidadania e não com bandeira partidária.
Assim como minha atuação no assunto da desafetação do posto de saúde da ribeira desde suas primeiras reuniões até a revogação da lei, assim como o meu envolvimento no assunto Pier Saco da Ribeira desde o seu embargo até o acompanhamento dos processos de licenciamento e regularização, participação em audiências federais e secretarias, o que tenho feito e sem bandeira partidária, o que faço é apenas meu papel de cidadão por ter conhecimento o suficiente ou facilidade de contatos, por fazer o que todo cidadão deveria fazer.
O maior aliado que estamos tendo neste assunto é o Vereador Rogério Frediani pois além de votar contra o que está acontecendo ainda questionou todos os vereadores chegando a suspender a sessão para acertar a casa.
O Mauricio Moromizato está por trás da minha atuação neste assunto da Lei Orgânica da mesma forma que está por trás da sua atuação na Ação Popular protocolada semana passada sobre o número de cadeiras.
Encaminhar este assunto ao Ministério Público é pedir que o mesmo se manifeste em algo que nós cidadãos estamos divergindo e não chegamos a um consenso, é pedir que se resolva as coisas dentro da Lei.
Robertson Martins"

Como Robertson Martins quer dar a entender que seu intuito se restringe a defesa da cidadania e do respeito à legislação, considero necessário esclarecer:

Inicialmente ressalta-se que não é somente a filiação partidária que demonstra a ligação de uma pessoa com um ou outro partido. Como os partidos políticos, em período eleitoral, necessitam fazer coligações para ampliar a possibilidade de atingirem o quociente eleitoral, não é raro pessoas que defendem uma determinada ideologia se filiarem, ou até mesmo presidirem outro partido, apenas e tão somente para poder estabelecer a coligação. No caso de Robertson Martins continuo afirmando que o mesmo está vinculado ao PT e não entendo o temor do mesmo em torná-la pública.

No que tange aos supostostos interesses de Robertson Martins com relação a legalidade, cabe esclarecer que estranhamente Robertsom não se mostrou tão preocupado quando foi efetuada, de modo ilegal, a alteração do número de cadeiras de 10 para 13 vereadores. Do memo modo e ainda dentro do campo da legalidade Robertsom parece não ter entendido que as eleições de 13 vereadores somente seriam válidas em 2016. Em 2012 todo o processo eleitoral seria feito com base em 10 vereadores, ou seja, as coligações apresentariam um máximo de 20 candidatos e os partidos sem coligação apresentariam uma chapa composta por, no máximo, 15 candidatos. Após as eleições e somente à partir de 1  de janeiro de 2013 os partidos políticos que atingiram o quociente eleitoral poderiam pleitear as novas 03 vagas criadas.

Fica portanto evidente que a grande alteração almejada pelos que defendem um maior número de cadeiras para vereador somente ocorreria em 2016, pois em 2012 o quociente eleitoral seria calculado sobre 10 cadeiras. Cabe aqui ressaltar que nos bastidores há inclusive comentários de que Moromizato defendia e pleiteava que Ubatuba tivesse 15 vereadores e não apenas os 13.

Por fim com relação a solicitação de intervenção do Ministério Público a mesma se faz desnecessária por duas razões. Em primeiro lugar o MP não decide absolutamente nada pelo simples fato de não possuir poderes para tal. O máximo que o MP pode fazer é impetrar uma Ação Civil Pública, porém no presente caso já há uma Ação Popupar, por mim impetrada, tratando sobre o tema.

Ainda no campo da legalidade, caso Robertson Martins queira efetivamente demonstrar que possui interesse na mesma, seria oportuno que ele tomasse alguma atitude com relação a revogação da Lei que tratava sobre a desafetação do posto de saúde do Saco da Ribeira, haja vista que os Vereadores estavam impedidos de votar referida revogação pois os mesmos eram e são réus em Ação Popular. Assim sendo e conforme impõe a Lei Orgânica os Vereadores não podem votar em causa própria, sendo a votação realizada nula, pois seu intuito foi o de livrá-los das consequencias da Ação Popular impetrada. Obviamente que mais uma vez sou obrigado a citar o nefasto, incompetente, negligente e omisso, até então promotor de justiça, Jaime Meira do Nascimento Júnior, que sugeriu esse procedimento.

O Início do Fim de Clingel Frota em Ubatuba

Por Marcos leopoldo Guerra
Segundo fontes a cabeça de Clingel Frota - secretário da saúde foi pedida e Eduardo Cesar gentilmente a entregou. No dia 02 de maio Clingel deverá assumir uma chefia de gabinete, cessando assim, ao menos em tese, suas nefastas influências na Santa Casa de Ubatuba. Ainda com relação a Secretaria de Saúde, a mesma fonte afirma que Neiton Nogueira de Lima (superintendência de proteção a saúde) teria sido convidado para assumi-la mas não aceitou.

Na realidade sempre que há algum problema sem solução parece que o nome escolhido para assumir o caos é o de Neilton. Já foi assim na Santa Casa de Ubatuba e agora o mesmo ocorre na Secretaria de Saúde. O fato de Neiton se recusar a assumir tanto a Santa Casa quanto a Secretaria de Saúde demonstra que a situação é bem pior do que possamos imaginar.

O mais interessante é que coincidentemente sempre que os Vereadores falam em CEI ou CPI da Saúde cabeças começam a rolar imediatamente. Foi assim que caiu Mara Cibele Franhani ex diretora administrativa da Santa Casa de Ubatuba e parece ser assim com Clingel. Se somente a intenção de investigar e fiscalizar possui todo esse poder imaginem o que aconteceria se as investigações e fiscalizações se concretizassem!

Já que esta nefasta e incompetente administração é um caos e mais cabeças deveriam rolar, talvez fosse o momento dos vereadores criarem CEIs e CPIs para cada uma das Secretarias. CEI ou CPI do jurídico para localizar os piratas e as piratas que se travestem de procurador, CEI ou CPI do meio ambiente para saber por que Cristiane Gil não fiscaliza as antenas de celular em Ubatuba, etc....

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeitura Deve Prestar Contas de 2011 e 2012 ao COMUS

Município deverá repassar as contas ao Conselho Municipal de Saúde no prazo de 15 dias

Fonte | TJRN

O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou ao Município do Natal que proceda à imediata prestação de contas referentes a todo ano de 2011, devendo repassá-las ao Conselho Municipal de Saúde, no prazo máximo de 15 dias, contados da ciência da decisão judicial, sob pena de aplicação de astreintes pelo descumprimento, as quais foi arbitrado em R$ 20 mil, que deverá recair sobre o gestor responsável, ou seja, a Secretária Municipal de Saúde.

O magistrado determinou também que o Município de Natal realize a regular prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde, nos termos do que dispõe o art. 36 da LC nº 141/2012, durante todo ano de 2012, bem como nos anos subsequentes. Para isso, determinou que seja notificado, pessoalmente, a Prefeita Municipal de Natal e a Secretária Municipal de Saúde, para conhecimento da e adoção das providências necessárias quanto ao seu cumprimento.

Segundo a decisão, deverá constar no mandado a advertência de que a ausência de prestação de contas de recursos públicos por aquelas autoridades poderá implicar em responsabilização, por ato de improbidade administrativa, bem assim, a busca a apreensão de documentos necessários a tal demanda.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte ajuizou Ação Civil Pública contra o Município de Natal, requerendo medida liminar para obrigar o Município de Natal a realizar a imediata e regular prestação de contas de todos os quatro trimestres do ano de 2011 ao Conselho Municipal de Saúde, bem como a obrigá-lo a, conforme disposição legal, realizar a regular e trimestral prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde.

O Município do Natal se manifestou, alegando não ser parte legítima para atuar na causa, sob o fundamento de que cabe aos gestores públicos a obrigação de prestar contas e não ao ente público federado, devendo qualquer daqueles constar como réu da ação e não o Município de Natal.

O juiz ressaltou em sua decisão que as alegações do Município de que "cabe aos gestores públicos a obrigação de prestar contas e não ao ente público federado" não merecem prosperar, posto que a própria Constituição Federal impõe expressamente aos entes federados a obrigação de prestação de contas. Nesse sentido, o art. 35, da CF, prevê, inclusive, a possibilidade de intervenção dos Estados em seus Municípios caso estes não prestem as contas devidas na forma da lei.

Para o magistrado, a ausência de prestação de contas de recursos públicos pela Administração Pública, principalmente em relação aos gastos com a saúde, demonstra o desrespeito de seus gestores com um dos princípios constitucionais que devem reger as atividades do Poder Público, ou seja, o da publicidade, importando na afirmação de que se está diante de um caso de lesão irreparável ou de difícil reparação, posto que o inacesso aos gastos públicos municipais com a saúde inviabilizam a fiscalização deles, infringindo as disposições da Lei Complementar nº 141/2012.

Processo nº 0800790-96.2012.8.20.0001

Licitações e Negócios de Ubatuba Publicados no Diário Oficial de 26 de Abril de 2012

Os dados abaixo se referem aos atos da Prefeitura de Ubatuba como: abertura de licitações, contratos efetuados com ou sem licitação e homologação de resultados de pregões presenciais, termos de parceria, entre outros. O cidadão poderá através dos dados abaixo verificar e até mesmo fiscalizar onde e como o dinheiro público é gasto e se as contratações efetuadas possuem algum indício de fraude ou favorecimento ilícito.

Processo SC/12.807/11
Decido pelo indeferimento do recurso apresentado pela Empresa Queenie Filetti ME. Ato contínuo, adjudico e homologo o Pregão Presencial 03/12 as Empresas conforme segue: Ademar Cesar Fernaine EPP para os itens: 03 ao 08, Comercial Getrix Ltda. para os itens 01, 02, 09 e 10.
 
Ubatuba, 25 de abril 2012 - Eduardo de Souza César - Prefeito.

Maurício Moromizato é o Grande Problema do PT em Ubatuba

Por Marcos Leopoldo Guerra
O vale tudo para a defesa de seus próprios interesses parece ser a única lei em Ubatuba que é seguida à risca. Maurício Moromizato, novamente se omitindo e se escondendo, coloca um terceiro para lutar por seus interesses. Robertson, que conforme matéria publicada no sítio da Câmara de Ubatuba é vinculado ao PT - Partido dos Trabalhadores de Ubatuba,  foi o escolhido por Maurício e levantou a bandeira em defesa da manutenção das 13 cadeiras de Vereador, afirmando inclusive que protocolará pedido de ação junto ao Ministério Público. Toda essa confusão ocorre em função da nova alteração da lei Orgânica reduzindo o número de Vereadores de 13 para 10.

Ubatuba possui atualmente 10 vereadores, em 2011 a Lei Orgânica Municipal foi alterada e o número de vereadores passou de 10 para 13 e ontem, novamente, alteraram a Lei Orgânica alterando o número de vereadores de 13 para 10. Ocorre que, diferentemente do que possam pensar alguns cidadãos, o que realmente está em jogo é o medo de Maurício Moromizato não eleger sequer um vereador em função do quociente eleitoral.

Para que um vereador seja eleito é necessário que seu partido ou coligação obtenham um número mínimo de votos, que é chamado de quociente eleitoral. Esse quociente é obtido através da divisão do número de votos válidos pelo número de cadeiras disponíveis para vereador, ou seja, quanto maior o número de vagas para vereador menor o quociente eleitoral, portanto mais fácil o acesso às vagas.

Na últimas eleições de 2008, em Ubatuba, Maurício Moromizato obteve 10.173 votos, sendo que o PT, somando-se todos os votos de seus candidatos a vereador, teve 1859 votos. O quociente eleitoral foi de 4.339 votos, ou seja, os candidatos do PT não obtiveram os votos necessários para obter ao menos uma vaga. Esse resultado concreto demonstra o porque da preocupação de Moromizato com o número de cadeiras para vereador, pois com apenas 10 vagas o quociente eleitoral fica mais alto e diminuem as possibilidades de que o PT possa ter um vereador eleito.

Na realidade o problema é que Moromizato não consegue transferir votos para o PT, pois tanto em sua campanha anterior, em 2008, como na atual para 2012, o mesmo demonstra preocupação única e exclusivamente com ele próprio. O espírito de união e de comprometimento que sempre foi uma marca em todas as campanhas vitoriosas do PT, não existe mais. Nas eleições de 2004 em que elegeram Eduardo Cesar, foi esse espírito de união que garantiu a vitória ao até então inexpressivo Eduardo Cesar. Moromizato se colocou acima dos ideais do PT, colocando em jogo e em disputa apenas seus interesses pessoais. Enquanto o PT nacionalmente luta para que mais pessoas se convençam de suas idéias e ideais, Moromizato, já reconhecendo sua incapacidade de transferir votos para a legenda, opta pelo caminho mais simples, tentando diminuir o quociente eleitoral através do aumento do número de vagas para vereador.

No que se refere a Robertson, o mesmo deveria pensar duas vezes antes de perturbar o Ministério Público com problemas inexistentes. A alteração da Lei Orgânica aprovada na última sessão em segunda votação não poderá ser aplicada para as eleições de 2012, haja vista que a matéria deveria ter sido votada até 30 de dezembro de 2011, portanto, mesmo com a revogação do parágrafo que impunha essa data limite, por ter sido realizada, referida revogação, concomitantemente a alteração do número de cadeiras, tal modificação somente pode produzir efeitos nas eleições de  2016. Salienta-se também que já foi movida ação popular sobre a questão, sendo que já há determinação do Juízo para que a Câmara se manifeste.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entrega da declaração do IR termina na próxima segunda-feira,30

Pelo menos 12 milhões de contribuintes deixaram para entregar a declaração do Imposto de Renda deste ano nos oito últimos dias do prazo --de hoje até a próxima segunda-feira.

Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, as entregas neste ano estão no mesmo ritmo das do ano passado. Em 2011, a metade das entregas (12 milhões) foi atingida somente a oito dias do prazo final (detalhe: no ano passado, o prazo final foi numa sexta, dia 29 de abril).

O prazo neste ano termina às 23h59min59s do dia 30 (horário de Brasília) e não será prorrogado pela Receita Federal.

Os contribuintes que pretendem deixar para os últimos dias devem ficar atentos. Com base no que ocorreu nos últimos anos, pelo menos 7 milhões deixam para entregar nos últimos três dias.

Neste ano, porém, o último dia de entrega é uma segunda-feira entre um domingo e o feriado pelo Dia do Trabalho. Assim, quem pretende aproveitar o fim de semana prolongado deve entregar até sexta-feira, dia 27. No ano passado, 3 milhões entregaram no último dia.

Adir alerta os contribuintes para que evitem enviar a declaração nas últimas horas, pois pode haver congestionamento na internet.

Diariamente, entre a 1h e as 5h, o sistema de transmissão fica fora do ar para manutenção. Mas os programas de preenchimento e de envio podem ser baixados a qualquer hora.

Os programas para preenchimento e envio do documento devem ser baixados no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/)

QUEM DEVE DECLARAR

É obrigado a declarar o contribuinte que recebeu rendimentos cuja soma foi superior a R$ 23.499,15 em 2011, o que corresponde a R$ 1.807,63 por mês, incluindo o décimo terceiro salário. Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma for superior a R$ 40 mil.

Deve ainda preencher a declaração quem recebeu, em qualquer mês de 2011, ganho de capital em alienações de bens ou direitos; realizou operações em Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros ou semelhantes; ou teve receita bruta superior a R$ 117.495,75 com atividade rural, entre outras situações. (Fonte: Folha)

AMARRIBO BRASIL participa do lançamento da campanha: " O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO

A AMARRIBO BRASIL, a convite da Câmara dos Deputados participou de reunião com o Deputado Rubens Bueno(PPS) e com o coordenador nacional do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, Jairo Cruz Moreira, do lançamento da campanha: " O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO", que tem por finalidade principal a introdução no curriculum escolar de matéria instrutiva OSPB - Organização Social e Política Brasileira, assim como a mobilização da população na luta ao combate à corrupção no país. O procurador Jairo Cruz , coordenador nacional do movimento conhece e elogiou muito o trabalho da Amarribo, disse em seu discurso, que a AMARRIBO é a Organizaçao da Sociedade Civil mais organizada e influente de nosso pais. "Nós promotores ganhamos para combater a corrupção e vocês da Amarribo o fazem voluntariamente, isso faz uma diferença" disse um promotor presente.
 
Fonte.: Blog do Ronco

Licitações e Negócios de Ubatuba Publicados no Diário Oficial de 25 de Abril de 2012

Os dados abaixo se referem aos atos da Prefeitura de Ubatuba como: abertura de licitações, contratos efetuados com ou sem licitação e homologação de resultados de pregões presenciais, termos de parceria, entre outros. O cidadão poderá através dos dados abaixo verificar e até mesmo fiscalizar onde e como o dinheiro público é gasto e se as contratações efetuadas possuem algum indício de fraude ou favorecimento ilícito.
 
Abertura de Licitação
Processo SC/13.042/11 - Tomada de Preços 05/12

 
Objeto: Contratação de empresa para executar reurbanização da Avenida Maria Alves e Praça Nóbrega.
 
Data limite de entrega dos envelopes: 17-05-2012 ás 12h
Data de abertura da licitação: 17-05-2012 as 15h
 
O edital completo está afixado junto a Secretaria de Administração para consulta e poderá ser adquirido mediante o recolhimento de taxa bancária na Gerência de Expediente, Documentação e Protocolo, ambos com endereço a Rua Maria Alves, 865, Centro, Ubatuba/SP.
 
Ubatuba, 24 de abril 2012 - Bárbara da Silva - Diretora do Departamento de Licitação

terça-feira, 24 de abril de 2012

AMARRIBO Junior na Marcha contra Corrupção







No último sábado, 21 de Abril de 2012, ocorreu em diversas cidades do Brasil Marchas Contra a Corrupção. Milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar à favor da democracia brasileira, a AMARRIBO Brasil e a AMARRIBO Júnior foram até São Paulo para o evento na Avenida Paulista. Para alguns de nós a Marcha já era algo conhecido, mas para outros, foi a primeira (de muitas!). Apesar do tempo fechado, o ânimo dos marchadores não foi abalado, mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos compareceram para a caminhada que teve início às 16h30min.

Estar no meio de pessoas que também acreditam que a mudança do país está nas mãos dos cidadãos brasileiros é uma experiência emocionante e animadora. Mobilizar pessoas próximas e apresentá-las ao “vírus da cidadania” e gritar junto com tantos outros, clamores para instigar o resto da população é renovador e nos faz ter certeza que estamos no caminho certo, que a nossa voz , a voz do povo, tem poder e deve ser ouvida!

A Marcha ocorreu de maneira pacífica do início até o fim, porém, depois de seu término oficial um grupo de indivíduos não obedeceu ao pedido da organização para desocuparem as ruas e liberarem a passagem aos carros, foi então que começou o confronto com a Polícia. Um acontecimento isolado e triste que mancha um evento tão bonito e democrático como foi a Marcha.

O sentimento final da AMARRIBO Brasil e da AMARRIBO Júnior foi de missão do dia cumprida e de energias recarregadas para continuar na luta por um Brasil mais democrático e sem corrupção e impunidade.

Licitações e Negócios de Ubatuba Publicados no Diário Oficial de 24 de Abril de 2012

Os dados abaixo se referem aos atos da Prefeitura de Ubatuba como: abertura de licitações, contratos efetuados com ou sem licitação e homologação de resultados de pregões presenciais, termos de parceria, entre outros. O cidadão poderá através dos dados abaixo verificar e até mesmo fiscalizar onde e como o dinheiro público é gasto e se as contratações efetuadas possuem algum indício de fraude ou favorecimento ilícito.
 
Processo SC/13.485/11
Adjudico e homologo a Tomada de Preços 02/12 a Empresa OFK Engenharia Ltda.
Ubatuba, 24 de abril 2012 - Eduardo de Souza César -
Prefeito

segunda-feira, 23 de abril de 2012

As 10 Publicações Mais Lidas na Semana

16/04/2012, 3 comentários










18/04/2012










19/04/2012










20/07/2011, 1 comentário










13/04/2012










12/04/2012










13/04/2012










19/04/2012










14/04/2012










18/04/2012

Lei de Acesso a Informações Públicas Entrar em Vigor em 16 de maio de 2012

Fonte: Informação Pública

Sancionada em 18 de novembro de 2011, a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas) entra em vigor daqui a exatos 30 dias, em 16 de maio. A partir dessa data, todos os órgãos públicos – em todas as esferas e níveis – terão regras claras a cumprir para assegurar o direito de acesso a informações públicas previsto na Constituição Federal (art. 5º, XXXIII).

A Lei de Acesso estabelece um conjunto mínimo de informações que entidades públicas devem divulgar na Internet:

  • I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;
  • II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;
  • III - registros das despesas;
  • IV - informações relativas a licitações, inclusive os editais e resultados, e a todos os contratos celebrados;
  • V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e
  • VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

A Lei determina também um prazo limite para os órgãos públicos responderem a pedidos de informação: 20 dias, prorrogáveis por mais dez dias (o adiamento terá de ser justificado).Qualquer cidadão pode pedir informações; para isso, precisará fornecer apenas informações básicas, como identificação e a informação desejada. O ente público não pode exigir os motivos pelos quais se quer acessar a informação nem o que se pretende fazer com ela.

Muitos outros pontos importantes da Lei reforçam a importância do acesso a informações públicas para a participação cidadã no governo e a fiscalização do poder público. Confira um resumo desses pontos.

O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas é uma coalizão de 25 entidades da sociedade civil que trabalhou, desde 2003, pela aprovação de uma lei ampla para garantir esse direito. Com a sanção da Lei de Acesso a Informações Públicas, o Fórum assume um novo desafio: monitorar a implementação da regra no país e divulgá-la, como meio de capacitar e estimular cidadãos e jornalistas a fazerem uso dela.

O Fórum foi criado em 2003 por iniciativa da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), pioneira no Brasil na defesa de uma lei de direito de acesso a informações públicas. A entidade, atual coordenadora do Fórum, tem essa missão inscrita em seu estatuto, desde a fundação, em 2002.

sábado, 21 de abril de 2012

PTB de Ubatuba inaugura Diretório Zonal no Ipiranguinha


Na noite do sábado, dia 14 de abril de 2012, foi inaugurado, em Ubatuba, um espaço para encontros políticos no Ipiranguinha: trata-se do Núcleo Zonal do PTB, que dará suporte aos moradores do bairro e de toda Região.
Sob a liderança de Anderson José Rodrigues, o “Tato do Mercado”, a inauguração aconteceu em ritmo de festa, pois a noite estava linda e as pessoas, animadas.
O local estava totalmente tomado com a presença de filiados, amigos, simpatizantes e moradores do bairro e da região.

Tato do Mercado falou da importância de aproximar o PTB das comunidades. "Estou muito feliz pelo sucesso desta noite", e agradeceu aos presentes.
 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vagas de Emprego

OPUS NATURAE
Endereço: Rua Jordão Homem da Costa, 193 - Centro
Vaga: Vendedora
Exigência: Mulher, com experiência mínima de 2 anos e certificado de curso de vendas.
Observações: Levar currículo no local.
 
JM CONFECÇOES (PROXIMO MERCADO MANÁ)
Endereço: RUA JUVENCIO AMARO DE OLIVEIRA, 40 ESTUFA II
Telefone: 12 8809-5532
Contato: ADRIANO
Vaga: COSTUREIRA
Descrição: SALÁRIO A COMBINAR.
Exigência: COM EXPERIÊNCIA NA CONFECÇÕES DE BIQUINIS.
Observações: LEVAR CURRÍCULO COM FOTO NO LOCAL,COM REFERÊNCIA DE TRABALHOS ANTERIORES OU LIGAR PARA AGENDAR ENTREVISTA:12 3833-9214
SUPERMERCADO MANÁ
Endereço: Rua Ari Vieira, 542 ESTUFA DOIS
Telefone: 1238325427
Contato: Caroline
E-mail: 
caroline.mana@hotmail.com
Vaga: Repositor de Hortifruti
Descrição: Para Trabalhar no Sacolão do Supermercado, ter experiência na área
Exigência: Maior de 18 anos, ensino fundamental completo.

SUPERMERCADO MANÁ
Endereço: Rua Ari Vieira, 542 ESTUFA DOIS
Telefone: 1238325427
Contato: Caroline
E-mail: 
caroline.mana@hotmail.com
Vaga: Balconista de Padaria
Descrição: Dinâmico, ter atitude, ter experiência como balconista de padaria mínimo de 01 ano
Exigência: Maior de 18 anos, residir próximo ao local de trabalho, ensino médio completo.
Observações: Interessados trazer currículo no local
 
JOMAR SORVETES
Endereço: R: Rua Thomaz Câncer, 110 - Praia Grande
Telefone: 3835 1505
Vaga: Promotor de Vendas/Vendas com carrinho na praia
Observações: Levar currículo no local.
 
WIZARD UBATUBA
Endereço: Rua Doutor Esteves da Silva, 21/31
Telefone: 12 3833-5724
Contato: Mérili
E-mail: 
ubatuba@wizard.com.br
Vaga: Professor(a) de Francês
Exigência: Grammaire assimilée correctement, oral articulé et sans accent.
Observações: l entretien sera effectué par un professeur de français de nationalité française.
 
SUPERMERCADO MANÁ
Endereço: Rua Ari Vieira, 542 ESTUFA DOIS
Telefone: 1238325427
Contato: Caroline
E-mail: 
caroline.mana@hotmail.com
Vaga: Empacotador
Descrição: Maior de 18 anos, ensino médio completo, que resida próximo a estufa II.
Exigência: Ser dinâmico, ter experiência em empacotamentos e atendimento ao cliente.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, acesse nosso site www.aciubatuba.com.br 

Você mesmo pode cadastrar a vaga disponível gratuitamente.
 
Qualquer duvida entre em contato conosco.
 
 
 
A ACIU está localizada na Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro
 
Para se informar sobre todas as vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br