Em função de termos de eleger um novo Presidente da República e um novo Governador, passa sem maiores questionamentos, por muitos eleitores, a importância de uma análise mais consciente no processo de escolha dos deputados, tanto estaduais quanto federais.
O número de candidatos a vaga de deputado em ambas as esferas, estadual e federal, é bastante extenso, impossibilitando que uma análise mais detalhada seja feita pelo eleitor. É possível, inicialmente, separar os candidatos em dois grupos, ou seja, candidatos a reeleição e candidatos iniciantes. Os candidatos iniciantes podem também ser separados por aqueles que já possuíram alguma função pública ou política e os que estão iniciando sua vida política. A partir dessas listas teremos duas opções, sendo a primeira com candidatos que já realizaram alguma coisa e outra com candidatos que por ainda não terem iniciado a vida política, podem somente apresentar idéias e planos do que pretendem realizar.
Nesse contexto fica óbvio que iniciar uma vida política é muito mais difícil e requer uma linha de campanha e argumentação totalmente diversas das dos candidatos com alguma experiência política ou que estejam pleiteando a reeleição. Cabe então ao eleitor optar por um voto conservador ou inovador. Votos para candidatos iniciantes partem de critérios extremamente pessoais, portanto, face a impossibilidade de uma análise imparcial prefiro seguir o assunto com relação aos candidatos com algum tipo de experiência e realizações.
Uma maneira prática e com menos riscos de avaliação de identificar os candidatos mais qualificados para a função pleiteada, pode ser o simples ato de enumerar as matérias propostas pelos candidatos durante seus mandatos, classificando-as por categoria e grau de importância. Felizmente a organização Transparência Brasil já executou essa árdua tarefa de classificar as ações de deputados estaduais, federais e senadores, de todo o Brasil. Para consultar a relação de políticos em exercício e suas realizações clique em um dos links abaixo:
• Deputados Estaduais de SP
• Deputados Federais
• Senadores
Há ainda a possibilidade de consultar representantes dos demais estados e inclusive das Câmaras Municipais das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Tais consultas podem ser acessadas a partir de qualquer um dos links acima, bastando selecionar a opção desejada no menu disponível praticamente no centro da página.
Com tais dados em mãos cabe ao eleitor analisar a quantidade de matérias propostas, a área correspondente a cada uma delas e o grau de relevância das proposituras. Verifique se o candidato para o qual você pretende votar possui realizações nas áreas que tanto divulga. Não será surpresa encontrar candidatos que falam sobre segurança, educação e saúde e nada ou quase nada fizeram nesses setores durante seus mandatos. A internet permitiu um acesso extremamente amplo a todo e qualquer cidadão sobre as mais diversas informações. Cabe a cada um de nós utilizá-las. Se a atividade inócua de um político é apresentada e se mesmo assim o reelegemos a culpa pelas conseqüências desastrosas e da estagnação do nosso município, estado e até mesmo país, passa a ser nossa. Não sejamos iguais a determinados políticos que sempre que se deparam com alguma dificuldade alegam desconhecimento da situação.
Como última sugestão, recomendo que cada eleitor faça uma análise crítica e imparcial dos prefeitos e vereadores que fizeram questão de dar apoio a este ou àquele candidato. Analise se este político que está indicando sua intenção de voto e apoio, através de discursos, fotos e cartazes é pessoa que durante o exercício de sua função tenha efetivamente feito algo de útil para a população. A título de exemplo posso afirmar que se um prefeito é inadequado para administrar um município, certamente suas indicações e apoios são as piores possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário