A situação abaixo descrita demonstra melhor a diferença entre etiqueta e educação.
Em uma noite fria de inverno, ao encontrar um amigo, um senhor, ao ver a mão estendida do amigo, apressa-se em cumprimentá-lo sem retirar a luva da mão direita. O amigo que recebeu o cumprimento faz a seguinte observação:
- Regras de etiqueta determinam que ao cumprimentar pessoas devemos retirar a luva da mão direita.
Ao fazer tal observação o amigo que recebeu o cumprimento demonstrou ter conhecimento de regras de etiqueta e não ter educação pois, por estar tão submisso a regras extremamente rígidas, deixou de lado a sensibilidade e o respeito ao próximo.
Por outro lado o senhor que mesmo com uma luva na mão direita apressou-se em cumprimentar o amigo agiu com educação pois, achou ser mais importante ferir uma regra de etiqueta do que deixar o amigo com a mão estendida esperando a retirada da luva.
Outro exemplo é o de pessoas corrigindo vícios de linguagem de outrem sem citá-lo. Além de falta de educação é uma demonstração nítida de covardia pois, a não identificação nominal do criticado tem o único intuito de não permitir o democrático direito de resposta. Jornais que se julgam imparciais jamais publicariam tal crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário